Conheça essa história

  • 1985

    Tudo começou...

    numa aula de História do professor Carlos Alberto Schneeberger, em 1985, em que os alunos do Ensino Médio se interessaram pelo Teatro. A partir de uma intensa articulação, esses estudantes se organizaram para apresentar, no ano seguinte, a primeira peça do que viria a se transformar no Grupo de Teatro Rio Branco.

  • 1986

    Uma noite de sonho, amor e fantasia...

    foi baseada no clássico Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare, e apresentada em 27 de junho de 1986, dia que passou a ser lembrado como o nascimento do Grupo de Teatro Rio Branco, comemorado por alunos e ex-alunos a cada 5 anos.

  • 1991

    Na comemoração de 5 anos...

    do Grupo de Teatro Rio Branco, em 1991, alunos e ex-alunos apresentaram a peça Momentos, resgatando diversas cenas apresentadas ao longo das montagens.

  • 1992

    O ano de 1992...

    foi muito importante para o teatro na escola, pois a Unidade Granja Vianna passou a integrar o grupo, com a direção do ex-aluno e hoje ator, Ardo Vieira.

  • 1996

    A comemoração de 10 anos do grupo...

    em 1996, foi marcante, com a releitura da primeira peça apresentada. Com a direção de Dan Stulbach, subiram ao palco alunos e ex-aluno para a apresentação de Outra noite de sonho, amor e fantasia.

  • 2001

    Em 2001...

    o Grupo de Teatro Rio Branco chegou aos 15 anos, cada vez mais sólido e acumulando mais experiências. Ao longo desses anos, o espaço permitiu a criação de laços afetivos especiais entre os riobranquinos. O Grupo de Teatro, muito além de ser um ambiente para o desenvolvimento de habilidades, acolhia e integrava os participantes.

  • As relações duradouras...

    permitiram que, em mais uma comemoração, estudantes e ex-estudantes se reunissem para, juntos, subirem ao palco mais uma vez. Assim, foi desenvolvida a peça 15 anos nunca mais, com a direção de Carlos Baldin, com a codireção de Vanessa Bruno e outros ex-alunos.

  • 2003

    O grupo contou com...

    todo o apoio do professor Carlos Veiga, que coordenou o projeto até o ano de 2003, sempre com a participação e empenho de alunos e ex-alunos na direção das peças. O grupo tem, desde seu início, a marca do incentivo à autonomia de seus participantes. Assim, pessoas como Ricardo Vieira, conhecido como Ardo, Dan Stulbach, Carlos Baldin, Vanessa Bruno e tantos outros foram importantes para o desenvolvimento do trabalho.

  • Em 2003...

    a diretora e ex-aluna Vanessa Bruno, que desde 1997 dava aula como convidada, passou a conduzir o grupo. Representando um marco importante da história do Grupo de Teatro Rio Branco, a atividade, que antes acontecia por projeto de montagem, foi estruturada e passou a ser semanal, com aulas contínuas e abertas para os alunos interessados a partir do Ensino Fundamental II. Como uma demonstração do amadurecimento do grupo, o objetivo dessa transformação foi permitir que os alunos-atores exercitem-se com regularidade, ampliando e aprofundando as habilidades artísticas e o conhecimento sobre teatro.

  • 2006

    Novamente reunindo alunos...

    e ex-alunos, em 2006, o grupo revisitou a primeira peça de 1986 e desenvolveu a montagem Mais uma noite de sonho, amor e fantasia.

  • 2010

    Em 2010...

    o Grupo de Teatro Rio Branco ganhou mais um importante reforço com a entrada da atriz e ex-aluna Livia Vilela na codireção dos trabalhos.

  • 2011

    Os 25 anos do grupo...

    foram marcados, em 2011, com a apresentação da peça 25 anos em cena, envolvendo mais de 150 alunos e ex-alunos. A montagem falou dos bastidores do teatro, com a seleção dos atores, a preparação do palco, o papel do diretor e o ensaio geral. O ator Dan Stulbach e o músico Ale Eidestein, que descobriram sua vocação no palco do colégio, marcaram mais uma vez presença. A comemoração contou também com a exposição de mais de 100 cartazes das diversas peças apresentadas durante os anos.

    As aulas de teatro...

    são desenvolvidas para que os alunos-atores possam se descobrir em suas múltiplas habilidades: criatividade, colaboração, curiosidade e protagonismo! Os jovens, por meio das diversas atividades, como encontros entre as unidades, curso de imersão ao teatro e debates com atores profissionais, têm a oportunidade de criar uma relação ampla com o teatro, em vivências e aprendizados sobre elementos que vão além do trabalho do ator, como figurino, artes plásticas, luz e história da arte, ampliando seu repertório cultural.

  • 2016

    O sólido trabalho desenvolvido...

    o respeito à expressão individual, a força da coletividade e o sentimento de amor pela arte levaram, em 2016, o Grupo de Teatro Rio Branco aos seus 30 anos!

  • Não podemos esperar...

    para estarmos reunidos, mais uma vez, no palco do Colégio Rio Branco para mostrarmos os resultados de nosso mais novo trabalho colaborativo.